segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Alunos da Escola Pedro Carnaúba, em Viçosa, participam de palestra de sensibilização sobre gestão democrática

Alunos da Escola Municipal Pedro Carnaúba, em Viçosa, participaram nesta quinta-feira (10), de um encontro de sensibilização sobre a importância do processo de escolha de diretores e diretores-adjuntos das unidades de ensino da rede municipal. As eleições serão realizadas no dia 25 deste mês, envolvendo professores, funcionários, pais e estudantes acima de 13 anos. É a primeira vez que a comunidade escolar de Viçosa escolhe seus dirigentes por meio do voto direto.
Segundo o presidente da Comissão Eleitoral Escolar, Sílvio Lourenço, a palestra desta quinta-feira teve por objetivo mobilizar os alunos que ainda não votam, para que eles possam mobilizar os pais e incentivá-los a participar do processo eleitoral. As assembleias por segmento, iniciadas com os alunos da Pedro Carnaúba, também serão direcionadas aos pais, alunos e funcionários de todas as outras escolas da rede, de acordo com um cronograma definido pela Secretaria Municipal de Educação.
O diretor da unidade de ensino, professor Francisco Terto, que concorre ao cargo de diretor em chapa única, destacou a importância do processo em curso, pelo seu caráter democrático. “A eleição direta concretiza o sonho da população viçosense, que terá a oportunidade de vivenciar esse momento democrático dentro do sistema educacional”, enfatizou. O professor José Roberto Joventino é candidato a diretor-adjunto na chapa de Francisco Terto.
Na palestra, o professor apresentou sua proposta de trabalho para o biênio 2012/2014, com ênfase na garantia de maior qualidade ao processo ensino-aprendizagem, através da otimização do desempenho dos profissionais de educação (eixo pedagógico), melhoria do relacionamento interpessoal entre a comunidade escolar (eixo relacional) e a preservação e busca de melhorias do patrimônio público escolar (eixo estrutural).
O encontro contou ainda com a presença da presidente da Comissão Mobilizadora do Processo de Gestão Democrática (Comissão Central), da Secretaria Municipal de Educação, Edileusa Vilela.
Por Soraya Leite
 

Nenhum comentário: